sábado, 29 de novembro de 2008

Função da educação

Lendo o texto do professor José Manuel Moran, “Educar para fazer melhores escolhas”, encontrei uma frase que muito me chamou a atenção: “Educar é ajudar a desconstruir o que não nos serve mais e reconstruir de forma mais ampla valores, emoções, visões de mundo mais condizentes com o nosso grau de percepção atual”.
Mas como posso eu desconstruir algo que na maioria das vezes não existe? Infelizmente, muitos dos problemas escolares de uma criança são reflexos dos problemas familiares. Em muitos lares os filhos sempre ficam em ultimo plano, literalmente abandonados. Se uns pecam pela falta outros pecam pelo excesso. Famílias que não sabem dizer não acabam criando crianças sem limites, o que dificulta muito a aprendizagem.
Em meio a tudo isso, temos os professores, geralmente de mãos atadas (pelo menos é assim que eu me sinto). Por não saber ao certo o que fazer, tento todas as opções para ajudar esses pequeninos. Acertos são possíveis sim, mas sempre ficam pelo caminho aqueles que embora eu tenha tentado, não pude ajudar em nada.

Referência do texto: http://www.eca.usp.br/prof/moran/

Um comentário:

Neusa Ana S. Angioletti disse...

Mestre Moran é mesmo um cara que entende de tecnologias e educação... continue lendo tudo sobre ele... vc vai se encantar. bjos da prof