terça-feira, 11 de novembro de 2008

Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?

O computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica por que tornou as inúmeras tarefas mais fáceis, agradáveis e rápidas. Graças à dele são possíveis novos e diferentes instrumentos de aprendizagem.
Ele foi o responsável por rolar uma bola de neve que cresce rapidamente e trás muitos benefícios: relações de alunos digitalizadas, boletins, avaliações e textos impressos, cópias rápidas, possibilidade de correção sem rasuras, CDs, DVDs, jogos entre muitas outras aqui não citadas. Tudo isso torna a sala de aula algo menos maçante, por que possibilita uma diversidade de métodos de trabalhos que a tempos atrás não eram cogitadas. Quando se fala de computador e internet, temos um aumento muito maior da bola de neve..... Esses dois importantes meios de comunicação aumentaram em muito o acesso à aprendizagem das pessoas. Temos tudo em termos de material de aprendizagem quando temos acesso à internet.
Mas, nem tudo são flores. “Conhecer e saber usar as novas tecnologias implica a aprendizagem de procedimentos para utilizá-las e, principalmente, de habilidades relacionadas ao tratamento da informação[1]”. Infelizmente, muitos estudantes não sabem ainda utilizar esse meio de aprendizagem de forma correta. Usam o botão copiar, colar e está pronto. Sem contar as inúmeras vezes que dizem aos pais que estão estudando e na verdade estão buscando informações que não são condizentes com a sua faixa etária. Eu sei que cabe aos pais verificar o que seus filhos estão fazendo, mas infelizmente em muitas famílias os filhos estão em último plano. Temos também aquelas famílias onde o SIM sempre prevalece, afinal o sim é muito mais fácil que o NÃO. Não poderiam deixar de citar as muitas crianças que ainda não possuem acesso a esse importante meio de aprendizagem. Sei que esse número ainda é grande, mais já diminuiu muito.... Muitos dos meus alunos do ensino fundamental possuem computador com internet. Eu comprei meu primeiro computador quando estava fazendo faculdade.
Acredito que num futuro próximo, o computador vai ser como o caderno das crianças e a internet como a televisão, acessível a todos e muito útil se utilizado de forma adequada.



[1] (Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. p.139).

Um comentário:

ATP Elisabeth disse...

Vc tem razão em lembrar os PCN's. Sabe, eles estão lá, mas, quantas vezes lembramos de consultá-los???
Abraços..
Beti